CARL WILHELM SCHEELE
Foi um químico farmacêutico nascido na Suécia em 9 de dezembro de 1742.
Ele trabalhou como farmacêutico em Estocolmo de 1770 até 1775. Entre 1772 a 1773 descobriu o oxigênio e nitrogênio publicando o livro ¨Chemische Abhandlung von der Luft und dem Feuer¨(¨Tratado Químico sobre Ar e Fogo¨) mas perdeu parte de sua fama para Joseph Priestley ,que descobriu independentemente o oxigênio em 1774.
Scheele foi o principal descobridor do século XVIII de elementos químicos, como bário, cloro, manganês, molibdênio e o tungstênio, assim como diversos compostos químicos, incluindo o ácido nítrico, o glicerol e o cianeto de hidrogênio. Além disso, descobriu um processo semelhante à pasteurização, criada em 1864, pelo francês Louis Pasteur, é o processo que destrói microorganismos patogênicos nos alimentos.
Scheele trabalhava sob condições difíceis e perigosas, o que explica sua morte aos 43 anos com a queda de um vidro que continha solução de ácido cianídrico(HCN), substância que ele mesmo descobriu e que ainda hoje é usada para casos de pena de morte nos estados americanos do Norte.
Nenhum comentário:
Postar um comentário